Você já se arriscou a comer o Goya?
No Brasil, popularmenteconhecido como melão amargo ou melão de São Caetano, cundeamor chinês ou balsamina1 e em algumas regiões da América do Sul também chamado de tomaco, é uma espécie da família Cucurbitaceae amplamente cultivada nas regiões tropicais e subtropicais da Ásia, África e Caribe por seus frutos.
A fruta, de forma oblonga, tem uma superfície peculiar de verruga. A polpa, branca e suculenta, forma uma camada relativamente fina ao redor da cavidade central oca, onde são encontradas as numerosas sementes planas; Branco imaturo e vermelho vivo na maturidade com arils comestíveis.
O fruto geralmente é consumido verde ou no primeiro estágio do amadurecimento, quando a polpa apresenta uma textura crocante e aquosa - bastante semelhante ao pepino ou chayota - embora com um sabor amargo. Quando totalmente madura, a polpa é de cor laranja e consistência macia.
Valor nutricional a cada 100 g.
Energia 19 kcal 79 kJ, Carboidratos 4,32 g, açúcares 95g,
fibra alimentar 2 g, Gorduras 0,18 g, Proteínas 0,84 g, Água 93,95 g, Retinol (vit. A) 6 μg (1%), β-caroteno 68 μg (1%), Tiamina (vit. B1) 0,051 mg (4%), Riboflavina (vit. B2) ,053 mg (4%), Niacina (vit. B3) 0,28 mg (2%) , Ácido Pantotênico (Vit. B5) 0,193 mg (4%), Vitamina B6 0,041 mg (3%), Vitamina C 33 mg (55%), Vitamina E 0,14 mg (1%), Vitamina K 4,8 μg (5%), Cálcio 9 mg (1%), Ferro 0,38 mg (3%), Magnésio 16 mg (4%), Manganês 0,086 mg (4%), Fósforo 36 mg (5%), Potássio 319 mg (7%), Sódio 6 mg (0%), Zinco 0,77 mg (8%),.
Culinária
Os melões amargos raramente são misturados com outros vegetais devido ao seu sabor intenso, embora isso possa ser moderado salgando-os e depois lavando-os antes do consumo.
Eles são usados na culinária chinesa por seu sabor, geralmente em ovos mexidos (frequentemente com carne de porco ), sopas e também como chás de ervas.
Também é muito popular na culinária indiana, onde geralmente é preparado com batatas e servido com iogurte para neutralizar sua amargura ou na preparação de "sabji". O melão amargo faz parte de um prato muito popular em Andhra Pradesh, frito em óleo e depois cheio de ingredientes picantes.
No Japão, seu uso não é majoritário, mas é um ingrediente amplamente utilizado na culinária popular de Okinawa, especialmente no chanpurū.
Na Indonésia, é preparado em vários pratos, como mexidos, cozidos em leite de coco ou defumado.
No Vietnã, fatias de melão amargo cru geralmente são consumidas com fios de carne seca ou em sopa de camarão.
É usado em vários pratos populares das Filipinas, onde é conhecido como ampalaya, geralmente é frito com carne e molho de ostras, ou com ovos e tomates picados. Um prato muito típico da região de Ilocos, nas Filipinas, é o pinakbet, composto por melões amargos, beringelas, quiabo, feijão, feijão e outros vegetais regionais cozidos.
Também faz parte de pratos regionais da culinária típica nepalesa e paquistanesa.
Na Amazônia e em outras regiões, os habitantes locais e os povos indígenas plantam balsamina (Charantia mormodica) em seus jardins e adicionam frutas e / ou folhas às preparações e sopas de feijão para dar um sabor amargo ou azedo. Às vezes, as partes comestíveis da planta são fervidas primeiro, com um pouco de sal, para remover o sabor amargo em algum grau.
Receita de Goya Champuru (Melão amargo com ovos)
Goya champuru, um prato de Okinawa, tornou-se o "Aqui no Japão, um prato de verão perfeito como acompanhamento do arroz",
Existem muitas receitas para adicionar o champuru de melão amargo e a sopa de grânulos ao estilo japonês, mas é melhor simplesmente temperar com sal, pimenta e molho de soja! Eu acho que.
Deixo aqui uma receita simples do Goya Champuru
(Goya)... 1
Tofu momen ... 1
panceta (fatias finas) ... 200g
Ovo ... 2
Óleo de salada ou óleo de arroz ... 2 colher de chá
Óleo de gergelim ... 2 colher de chá
Sal ... 1 colher de chá
Açúcar ... 4 colheres de chá
Molho de soja ... 4 colheres de chá
Modo de preparar o goya champuru
Preparação do Goya e do Tofu
Recomendamos o uso do momen tofu , não se desfaz facilmente, para esta receita, mas como preparação, envolva o tofu em papel toalha de cozinha ou em um pano e deixe por cerca de 1 hora para tirar o excesso de água. Drene o tofu até que possa ser despedaçado com a mão (se for verão coloque-o na geladeira,) (o tofu deve ser cortado em um tamanho apropriado).
Corte o Goya ao meio longitudinalmente e corte-a em cerca de 5 mm de largura, tire as sementes a polpa. Transfira para uma tigela e adicione o tempero (4 colheres de chá de açúcar, 1 colher de chá de sal) como uma preparação para tirar a amargura e misture, deixe descansar por cerca de 5 minutos.
Receita do Goya champuru / Modo de preparo
Os ingredientes para se preparar para o goya champuru são: Goya, tofu, ovos e panceta de porco fatiada. Corte panceta de porco em 3-4 cm de largura, polvilhe com um pouco de sal e pimenta (além da receita acima).
Adicione o óleo de fritura (2 colheres de chá) a uma frigideira e aqueça em fogo médio. Quando estiver quente, adicione o tofu, frite até que os dois lados fiquem levemente dourados e retire-o uma vez e reserve.
Mantenha a frigideira como está e adicione 2 colheres de chá de óleo de gergelim. Devido ao sal que foi polvilhado na preparação do Goya, o mesmo começará a soltar um pouco de água, por isso jogue o excesso, mas não lave e leve ao fogo.
(Frite em fogo brando)Frite até que o Goya fique levemente transparente, pois ele será cozido mais tarde, por isso não deixe cozinhar muito, mais ou menos 80%.Retire o Goya levemente cozido uma vez e reserve.
※Se você usar óleo de gergelim apenas para fritar o Goya, o amargo do Goya ficará mais suave, e você terá um goya champloo muito apetitoso.
Tempero / acabamento do Goya champuru
Espalhe a panceta de porco uma por uma na frigideira e leve ao forno rapidamente. Quando a cor da carne de porco mudar de modo geral, adicione o tofu e o melão amargo.
Neste momento, não deixe entrar a água do tofu que você retirou, use fogo médio.
Frite a mistura inteira e adicione uma pitada de sal e um pouco de pimenta (não incluída na receita) para temperar.
Em seguida, despeje 2 ovos batidos por por cima. Depois de adicionar o ovo, aguarde cerca de 10 segundos e mexa a frigideira. O objetivo de esperar um pouco é para que os ovos não fiquem muito finos e fiquem firmemente presos à carne, Goya e aos outros ingredientes.
Por fim, polvilhe com tempero de acabamento (4 colheres de chá de molho de soja) pela da borda da frigideira e frite para finalizar.
Bom apetite!!!
Prato prontopara degustação!!!
Gostou?
Deixe um like, que me incentive muito em fazer outras matérias parecidas.